• AVAC
  • Pavimentos
  • Construção
  • Impermeabilização
  • Pintura
  • Conservação

BRICO

Dicas profissionais para usar nos seus projetos de bricolage

  • Home
  • Blog
    • Pintura
    • AVAC
    • Compras
    • Pavimentos
    • Piscinas
    • Construção
    • Conservação
    • Impermeabilização
  • Sitemap
  • Parceiros
  • Contacto

Como escolher um recuperador de calor para a sua casa

Se está a pensar em colocar um recuperador de calor, ficam algumas dicas práticas que o podem ajudar a escolher bem:

  • Se escolherem um recuperador em fundição, cuidado com o material ‘made in China’ que anda por aí em varias marcas, há coisas boas mas ambição dos Europeus só os leva a comprar na china o mais barato para obterem mais lucro.
  • Se escolher uma marca em fundição, já sabe que mais anos menos ano vai ter que mudar peças e usualmente o que mais se estraga mais é o deflector, que apanha com todo o fogo. Por isso escolha uma marca que tenha peças de substituição. Tenha em atenção que a garantia de 5 anos que muitos dão não abrange as peças que se estragam, as chamadas peças de desgaste. Uma dica é que quando forem à loja comprar um recuperador finjam que têm um igual e que querem um deflector, se o vendedor se engasgar… risque logo a marca  que o vende e parta para outra.
  • Se pretender um recuperador em aço, que normalmente têm um aspecto mais moderno observe bem a espessura da chapa e como é feita a protecção ao aço. A qualidade da chapa não se consegue ver, mas varia muito de marca para marca, só se fizer um furo é que nota a qualidade do aço. Pode ter mais ou menos carbono, ser aço mais ou menos refractário, mas uma coisa é certa, as marcas que andam por aí muito baratas seja em salamandras ou recuperadores não têm aço de qualidade, algumas até torcem todas no 1º ano. O ideal será ir ver em casa de alguém que tenha um aparelho igual já com algum uso, mas convém ver mesmo e não se fiar no que cada um diz na Net.
    • Se a protecção do aço for em vemiculite já sabe que quando se estragar é só serrar um bocado como se fosse madeira e mudar. Uma placa com 1000×500 custa cerca de 25 € por isso não tem que se preocupar.
    • Se a protecção for em tijolos cerâmicos, veja se são façil de substituir e se há iguais no mercado, pois os tijolos estragam-se e ao fim do um ano estão todos fendilhados, mas isso não é um problema desde que se aguentem na sua função que é proteger o ferro. Por vezes há quem fale que é bom um recuperador em fundição ou com tijolos para ter mais inercia e porque agente mais tempo, mas não é bem assim, pois o que tem mais inércia levam também mais tempo a aquecer e o que não tem inércia liberta o calor mais rapidamente. É tudo uma questão de necessidades, se está em casa poucas horas por dia, menos inércia pode dar jeito o que faz libertar mais rápido o calor, já um aparelho com uma inércia elevada pode levar até duas hora a aquecer, e não é à meia noite que o calor nos vai fazer falta…
  • O que é mesmo importante é que o recuperador tenha um ventilador (ou dois) silencioso e de boa marca, que consiga retirar o calor para fora do mesmo, ou seja, para a sala. Pois se não o retirar, grande parte perde-se pela chaminé. Há recuperadores que têm ventiladores com 2 ou 4 ou 5 velocidades. Devem ligar sempre os ventiladores para ouvir o barulho antes com comprar um recuperador
  • É também muito importante o bom controlo do consumo da lenha, e isto só se consegue num recuperador que vede bem as entradas de ar.
  • Quem gosta de ver o fogo opte por um recuperador que não suje muito o vidro. Há recuperadores sem qualquer controlo decente que não sujam o vidro, assim como há uns com bom controlo que vedam tanto que o vidro está sempre sujo.
  • O ideal é que o recuperador tenha uma cortina de entrada de ar por cima da porta, mas no próprio recuperador.
  • Se a disponibilidade financeira for baixa, bem então lá terá que ser um recuperador em fundição sem ventiladores nem carter, mas nesse caso lembre-se de uma coisa: um bidão aquece bem se for colocado no meio de uma casa… Uma salamandra boa ou má aquece sempre bem… porque aquecem bem? por uma simples razão, nas salamandras não se tapa o calor com paredes nem com lã de rocha.

Por isso, se optarem um um recuperador sem ventilação, já sabem deixem o calor se libertar … Coloquem grelhas de entrada de ar nas laterais em baixo e em cima a 20 cm do tecto quanto mais calor se libertar mais aqueçe como é óbvio.

Mas se já tem uma lareira aberta e já usada, provavelmente terá que abrir a parte de cima da “hotte” (pano frontal) para limpar a fuligem do interior, a lã de rocha e todo o lixo que lá tiver dentro. Depois pode voltar a fazer a parede em alvenaria, ou melhor ainda, fazê-la em pladur.

Partilhar isto:

  • Carregue aqui para partilhar no Twitter (Opens in new window)
  • Clique para partilhar no Facebook (Opens in new window)
  • Click to share on Google+ (Opens in new window)

Relacionado

Março 27, 2013 Categoria: AVAC Tags: Compras, equipamentos, recuperador de calor

« Pintar e/ou envernizar portas e móveis de madeira
Saiba como instalar um pavimento flutuante »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Default Text: Copyright © 2018 · Log in

Sign in to your account